sexta-feira, 21 de abril de 2017

Gêneros Narrativos

Os gêneros textuais são classificações de textos de acordo com o objetivo e o contexto em que são empregados. Dessa maneira, os gêneros textuais são definidos pelas características dos diversos tipos de textos, os quais apresentam características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo. 
Os textos narrativos apresentam narrador, enredo, personagens, espaço e tempos, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos.


De acordo com os padrões literários greco-romanos pertencentes à Antiguidade Clássica, o referido gênero era representado pelas epopeias, narrativas constituídas por personagens, ação, tempo e espaço, compostas em forma de versos.

Retratavam a grandiosidade ligada aos feitos heroicos de um povo com a participação de entes sobrenaturais relacionados à Mitologia Pagã, como as musas e deuses, agindo contra ou a favor de um determinado acontecimento ao longo de todo o relato.


As principais epopeias foram: a Ilíada e a Odisseia, atribuídas ao poeta grego Homero, séc. VII a.C., ambas tinham como relato as lendárias histórias da Guerra de Troia. Os heróis homéricos são agressivos e ferozes nas batalhas, mas pacíficos e justos na vida normal. 
A outra é Eneida, do poeta romano Virgílio, séc. I. a. C., que narra a lenda da fundação de Roma e exalta a grandeza do Império Romano. Os heróis virgilianos são corajosos e especialmente piedosos, caracterizados por versos nos quais a temática perfez-se de três palavras de ordem: justiça, virtude e piedade.
No gênero narrativo, é feita a narração de uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias. Essa sucessão de acontecimentos é contada por um narrador e está estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Representando os principais gêneros narrativos, temos:

O romance – Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o que chamamos de enredo. Suas origens remontam à Idade Média, mas a forma atual desenvolveu-se desde o século XVIII.

A novela – Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo corrobora-se para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos. Atualmente, as novelas televisivas visam ao entretenimento.


O conto – Caracteriza-se por uma narrativa curta, envolvendo poucos personagens, onde o enredo gira em torno de apenas um conflito que se resolve em pouco tempo.


A crônica – Compõe-se de um texto curto, retratando fatos corriqueiros ligados à vida cotidiana, envolvendo aspectos políticos, esportivos ou artísticos. Estruturalmente é redigida de forma livre e pessoal.


A fábula – Composta por personagens animais, possui um cunho pedagógico, visando transmitir noções relacionadas à moral e à ética humana. Sua estrutura é simples e de curta duração.


Ensaio: Narrativa breve e impessoal, em prosa, cuja finalidade é apresentar ideias, críticas, reflexões e pontos de vista sobre um assunto. Possui um cunho didático.
Confira abaixo as principais obras do gênero narrativo:

Publicado por : Álef, Alekssander e Ayslanne

2 comentários:

Vida e obra de Gil Vicente

                Vida e obra de Gil Vicente:                                       Dramaturgo e poeta revolucionário de Portugal, Gil Vic...